Vol. 14 Núm. 31 (2022): Revista Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores (RBPFP)

					Ver Vol. 14 Núm. 31 (2022): Revista Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores (RBPFP)

A Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores (RBPFP) – é uma publicação do Grupo de Trabalho Formação de Professores (GT8), da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) publicada em parceria com Autêntica Editora. Esta publicação refere-se ao segundo quadrimestre de 2022 - número 31 do volume 14 (setembro-dezembro) de 2022.

Nos editoriais ou apresentações dos números anteriores deste ano sinalizamos a conjuntura e as possibilidades, ainda que remotas à época, sobre as mudanças na política e o apoio as resistências que se fazíamos sobre questões de natureza social, educacional e políticas. Denunciávamos as perdas que acumulamos no (des)financiamento da ciência, da pesquisa e da Universidade pública e conjugávamos, com todas as forças do nosso desejo de mudanças, o verbo “esperançar”. Por meio da luta construímos as saídas para a retomada dos direitos, do processo democrático, e acima de tudo, das reconquistas dos direitos perdidos ou devastados pelo governo e pelo congresso nacional de Platão. Continuamos lutando e esperançando por novos rumos e novos tempos anunciados de que no próximo editorial (set/dez de 2022) pudéssemos escrevê-lo de outro lugar político. É deste lugar que hoje escrevemos a apresentação ao n.31 do volume 14 (set-dez) de 2022.

Estamos sob o impacto de uma mudança política importante, mais em especial, esperamos que, desde nosso lugar de fala, possamos ter uma outra dimensão valorativa para a Pesquisa, a Universidade, a Ciência e a Educação de forma mais ampla. O Brasil elegeu Luiz Inácio Lula da Silva para um terceiro mandato esperando que seu governo restabeleça os processos democráticos, os direitos borrados pelas políticas necrófilas do governo do turno o qual deixará o posto, assim esperamos, em primeiro de janeiro de 2023.

Com estas auspiciosas perspectivas para nossa lida profissional e acadêmica a equipe editorial da Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores está feliz por poder apresentar ao leitores um número da revista com um tema de dossiê de relevante reflexão para o campo da Formação de Professores - “Formação docente: as interfaces com a saúde e as tecnologias”, elaborado pela Rede Mineira de Educação e coordenado pelas colegas Profa. Dra. Rosa Maria da Exaltação Coutrin (UFOP) e Profa. Dra. Mônica Maria Teixeira Amorim (UNIMONTES), reunindo pesquisadores/as desta região do Brasil em torna da temática proposta trazendo ao público-leitor resultados de pesquisas e discussões sobre temas relacionados à formação docente às relações entre docência saúde e tecnologias. Questões estas que interrogam a formação docente na interface com as áreas da saúde, tendo como pano de fundo a intensificação do trabalho docente, mediado pelas tecnologias em tempos pandêmico e pós-pandêmico. O dossiê oferece ao leitor uma abordagem da temática em interface com a saúde abordadas a partir de variados aspectos e espaços de pesquisas.

Este número conta com quinze (15) artigos, destes, sete(7) compõem o Dossiê “Formação Docente: Interfaces com a Saúde e Tecnologias” sendo o primeiro uma apresentação sistemática do tema no conjunto dos textos aprovados para este dossiê e os demais, oitos (8) compõem a sessão artigos da demanda espontânea. É importante registrar que a concentração de artigos na região sudeste (8) deve-se ao fato da composição do dossiê ter sido proposto e elaborado pela Rede Mineira de Educação. Todavia, os demais artigos demonstram um panorama nacional de resultados de pesquisas sobre o campo da formação, assim representados: (1) da região norte, (2) da região nordeste; (1) centro-oeste; (2) região sul e (7) região sudeste. Neste número publicamos dois (2) artigos de pesquisadores internacionais (1) de Portugal e (1) Chile/México.

Esperamos que este número proporcione um relevante aporte para os/as pesquisadores(as) do campo da formação de professores.

Publicado: 2023-01-26

Presentación

  • Apresentação

    José Rubens Lima Jardilino
    Abstract views: 377 / PDF downloads: 583
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i31.670

Artículos

  • FORMACIÓN DOCENTE EN TIEMPOS DE PANDEMIA, POST PANDEMIA Y POLÍTICAS CONSERVADORAS: ELEMENTOS PARA EL ANÁLISIS

    Rosa Maria Exaltação Coutrim, Mônica Maria Teixeira Amorim (Autor)
    Abstract views: 531 / PDF downloads: 461
    11-16
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i31.665
  • CONSTRUCCIÓN DE ESPACIOS PARA LA REPOLITIZACIÓN DE LA FORMACIÓN DOCENTE DESDE UNA PERSPECTIVA FEMINISTA

    Ilich Silva-Peña, Pia Ramírez-Vásquez (Autor)
    Abstract views: 278 / PDF downloads: 226
    17-30
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i31.655
  • ENFERMEDAD DOCENTE, AVANCE DE LAS DERECHAS Y NECROPOLÍTICA EN BRASIL REFLEXIONES PARA LA FORMACIÓN DE PROFESORES

    Rafael Baioni do Nascimento, Belén Díaz, Mônica Maria Teixeira Amorim (Autor)
    Abstract views: 319 / PDF downloads: 274
    31-44
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i31.643
  • A formação inicial de professoras marcada pela interseccionalidade e o impacto na saúde física e mental das docentes

    Margareth Diniz, Leandro de Proença Lopes (Autor)
    Abstract views: 465 / PDF downloads: 381
    45-60
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i31.656
  • Reverberações da pandemia no cotidiano de estudantes de mestrado em educação: Um estudo em duas universidades públicas

    Juliana Cordeiro Soares Branco, Karla Cunha Padua, Cláudia Tavares do Amaral (Autor)
    Abstract views: 194 / PDF downloads: 173
    61-76
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i31.637
  • FORMACIÓN PARA Y EN LA DOCENCIA EN LA EDUCACIÓN SUPERIOR UN ESTUDIO DE CASO FENOMENOLÓGICO EN UNA UNIVERSIDAD FEDERAL

    Josiane Aparecida Lima, Carolina de Resende Damas Cardoso, Roberta Vasconcelos Leite (Autor)
    Abstract views: 295 / PDF downloads: 276
    77-90
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i31.647
  • Percepção docente sobre a formação inclusiva no ensino superior

    Kamila Alessandra Maia (Autor); Atílio Catosso SALLES
    Abstract views: 288 / PDF downloads: 229
    91-108
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i31.586
  • La formación inicial del profesorado de lenguas extranjeras en la enseñanza secundaria en Portugal Perspectiva histórica y marco legal

    Marta Pazos Anido (Autor)
    Abstract views: 179 / PDF downloads: 154
    109-124
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i31.658
  • Formação docente Discussão internacional e a atualidade das ideias de Anísio Teixeira

    Bárbara Akemi Sato, Remi Castioni (Autor)
    Abstract views: 455 / PDF downloads: 441
    125-138
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i31.616
  • Reflexões sobre valores morais por professores de ciências em um curso de formação continuada

    Gilliard Luciano, Gabriella Veloso, Nilmara Mozzer (Autor)
    Abstract views: 304 / PDF downloads: 234
    139-154
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i31.641
  • Sobre o bom e o mau professor a identidade profissional docente

    Andressa Carvalho da Silva, Jefferson Rodrigues-Silva (Autor)
    Abstract views: 531 / PDF downloads: 578
    155-170
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i31.645
  • Entre teoria e prática Desafios do estágio curricular no curso de pedagogia da UFPA no Marajó em tempos de pandemia

    Cleide Carvalho de Matos, VIVIANNE NUNES DA SILVA CAETANO, ELIANE MIRANDA COSTA (Autor)
    Abstract views: 241 / PDF downloads: 354
    171-182
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i31.600
  • O estágio não obrigatório remunerado na formação de professores Elementos históricos e legais

    Maria Edinéia Sousa Vargas Pretto, Ângela Maria Portelinha (Autor)
    Abstract views: 228 / PDF downloads: 183
    183-198
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i31.604
  • Concepção de estágio e as condições de trabalho dos professores orientadores

    Antonio Evanildo Cardoso de Medeiros Filho, Francisco Mirtiel Frankson Moura Castro, Antonio Germano Magalhães Junior (Autor)
    Abstract views: 222 / PDF downloads: 208
    199-214
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i31.612
  • TERCER ESPACIO DE FORMACIÓN: APORTES DE LA PASANTÍA CURRICULAR SUPERVISADA DESDE LA PERSPECTIVA DEL ESTUDIANTE Contribuições do estágio curricular supervisionado na perspectiva discente

    Patrícia da Rosa Louzada da Silva, Fabiana Celente Montiel, Eraldo dos Santos Pinheiro (Autor)
    Abstract views: 330 / PDF downloads: 206
    215-228
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i31.620